Aumente as taxas de conversões do seu site com dicas simples de como escrever para a internet.

Em quem você pensa quando está escrevendo conteúdo para o seu site?

Geralmente, nós pensamos na buyer persona ou em algum de nossos melhores clientes.

Infelizmente, este é um erro muito comum!

Eu mesmo sofri muito até perceber isso. É o que a maioria dos redatores web fazem.

Mas se você quiser se diferenciar, aprenda com os meus erros do passado.

O que eu vou dizer a seguir pode soar estranho, no entanto, é importante:

Não trate seus visitantes como seres humanos que gostam de ler. E muito menos escreva da mesma forma que escreveria se fosse um livro, revista ou jornal!

Pois não terá a mesma atenção dispensada a esses meios.

Os visitantes do seu site estão, literalmente, caçando informações.

Eles tomam decisões rápidas, sem pensar.

Prestem atenção: textos na internet não são lidos. Eles são varridos com os olhos.

Então, como fazer com que eles cliquem nos seus Calls to Action se eles não leem os seus textos?

Simples, siga as minhas dicas, e você terá mais conversões do que nunca.

Está pronto? Elas podem parecer polêmicas.

1. Trate seus leitores como Predadores.

Seus leitores não vão se comportar como humanos quando estiverem farejando informações, mas sim como predadores (fonte).

A regra de ouro é: o máximo de informações pelo mínimo de esforço.

Eles estão caçando informações, como um animal faminto, caçando sua próxima refeição.

Quando uma onça fareja sua caça, ela decide rapidamente:

• Este rastro me levará a uma boa presa?
• Será que consigo pegá-la com facilidade?
• Existe outra mais fácil de caçar?

Seus visitantes se comportarão da mesma maneira.

Quando ele entrar no seu site, ele vai decidir:

• se você oferece o que ele está procurando;
• se conseguirá encontrar facilmente o que procura;
• se vale a pena continuar no seu site.

Um leão não gosta de desperdiçar energia atrás da sua presa.

E os seus visitantes não querem perder tempo para encontrar o que procuram. E é por isso que você tem apenas alguns segundos para atrair a atenção do seu visitante.

Eles irão varrer o conteúdo do seu site rapidamente, e decidir se vale a pena continuar ali ou ir para o próximo resultado.

Não precisam ter certeza, apenas sentir que vale a pena.

Se eles apenas olham superficialmente o seu site, como fazer para prender sua atenção?

2. Coloque a sua informação mais importante primeiro.

Esperar que a pessoa leia todo o seu texto para atingir a conclusão é garantir que o seu visitante vá para o site da concorrência.

Nada daquela estrutura introdução – desenvolvimento – conclusão. Seja o mais breve e direto possível.

Quer ver como funciona?

Imagine que você quer comprar uma cerveja IPA artesanal na internet.

Ao acessar um site, a primeira coisa que você quer saber é: aqui vende cerveja artesanal? E a segunda: cadê a caixa de busca pra eu ver se tem IPA?

Geralmente, a informação mais relevante do seu site pode ser resumida em uma frase curta. No caso da cerveja, por exemplo, “As melhores Cervejas Artesanais estão aqui!”

Só depois de entender o que você faz, o visitante irá procurar mais detalhes. E talvez queira saber um pouco mais, caso realmente esteja interessado.

Como, por exemplo, o diferencial da IPA em relação a outras cervejas.

O nome deste método é a Pirâmide Invertida: primeiro, a informação mais importante e chamativa.

Só depois, os detalhes e as informações mais aprofundadas.

E, por favor…

3. Não se esforce (demais) para parecer esperto ou criativo.

No início da minha carreira como redator web, eu também pensava: “Para fazer uma pessoa continuar a ler o meu texto, eu devo impressionar.”

Ledo engano!

Não tem nada que perde mais conversão na internet do que conteúdo superficial.

O leitor está com pressa. Enquanto você tenta impressionar, seu concorrente já deu a ele o que ele procurava!

Nós já falamos: trate seus leitores como animais selvagens. Eles reagem instintivamente. Não querem pensar, não enquanto caçam.

Isso pode lhes custar tempo. E você não quer fazer seu leitor perder tempo, quer? Por isso, frases simples funcionam bem melhor.

Frases inteligentes fazem a pessoa pensar. E, quando fazemos as pessoas pensarem, elas pensam… “o que estou fazendo aqui? Não deve ter o que eu procuro”.

E tome cuidado com as piadas. Só use se você tiver certeza que seu público entenderá.

4. Facilite a vida do Caçador

Clientes em potencial estão caçando informações sobre produtos ou serviços diariamente.

Como você pode ajudar seu público a te encontrar?

Ofereça informações relevantes para atrair seus Leads e já escreva seu conteúdo pensando no SEO:

• Responda a perguntas que seus clientes em potencial estiverem perguntando;
• Discuta um tópico-chave em cada página;
• Use frases e palavras-chave que os seus clientes estão pesquisando.

E, acima de tudo: seja útil!

5. Use palavras familiares.

Algumas palavras atraem mais a atenção do seu consumidor do que outras, pois eles já estão familiarizados com o termo.

Por exemplo: você está pesquisando o preço de uma televisão.

O que você vai procurar? “Onde encontrar a televisão com o melhor custo-benefício” ou “onde comprar TV barata”?

Obviamente, a segunda busca é a mais popular.

E se estiver em dúvida, basta utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google para ver quais os termos mais procurados.

Depois que verificar quais as melhores palavras, use e abuse delas no seu conteúdo.

6. Escreva para “escaneamentos” – e não para leituras.

Quando estamos procurando algo na internet, temos uma forma especial de leitura.

Fazemos uma “escaneamento” do conteúdo, procurando saber o mais rápido possível se é aquilo que estamos procurando.

Se algo chamar atenção, ficamos. Se não, vamos para o próximo resultado.

Veja como escrever para varreduras:

• Use títulos que explicam o tópico abordado com clareza
• Os seus subtítulos devem resumir os assuntos-chave
• Os negritos e destaques devem guiar o leitor pelas principais ideias
• Listas fáceis de visualizar reduzem o palavreado
• Frases curtas e apenas uma ideia por parágrafo

Nunca é demais lembrar: seu visitante está caçando informações.

Garanta que a sua página seja compreensível apenas com um passar de olhos.

7. Todas as suas páginas devem seguir estas dicas.

Ao ler um livro, nós iniciamos pelo primeiro capítulo e vamos seguindo pela ordem do livro, até o final.

Agora, imagine uma pessoa pegar um livro, abrir numa página aleatória e começar a ler.

É o que acontece no seu website.

A maioria dos visitantes vai chegar num artigo ou numa landing page.

Aliás, uma parte importantíssima para análise de resultados e SEO é justamente saber exatamente quantos visitantes estão chegando pelo seu site em cada página!

Isso significa que:

• Cada página deve ser compreendida rapidamente;
• Todas as páginas devem explicar sobre o que é o seu site e onde a pessoa está nele;
• Todas as páginas devem ter Calls to Action sinalizando o próximo passo.

8. Botões de Calls to Action são seus melhores amigos.

Você precisa de muitos botões.

E, de preferência, que as suas Calls to Action estejam dispostas de maneira que sejam impossíveis de ignorar, e sem nada para desviar a atenção.
Como este:

[vcex_button url=”#” title=”Tipo assim” style=”graphical” align=”center” color=”black” size=”large” target=”self” rel=”none”]BOTAR UMA CALL TO ACTION GIGANTE[/vcex_button] [vcex_divider color=”#fffff” width=”100%” height=”1px” margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

Para concluir, escrever para a internet é muito difícil.

Precisa de um grande poder de resumo e muita objetividade.

Faça os seus textos bem simples. Seja específico e corajoso, e tenha um posicionamento claro.

Isso irá facilitar que seus Leads o encontrem e aumentará as suas taxas de conversão!

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