O que há por trás de um viral?
O que faz algo se propagar organicamente aos bilhões?
Esta resposta é difícil. Não existe uma receita para viralizar.
Mas podemos aprender muito analisando o Graham e a Fearless Girl.
Duas propostas totalmente diferentes, mas com a mesma natureza.
Vamos começar pelo Graham!
Ou melhor, pelos seus números.
1.2 bilhões em sua primeira semana, 33 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas e 10 milhões de visitas no site em apenas 5 dias.
Interessou?
Meet Graham é um projeto multidisciplinar que criou o humano resistente a acidentes automobilísticos.
O objetivo é lembrar o quanto somos vulneráveis…
Este é um projeto da TAC, organização governamental que trabalha na prevenção de acidentes.
Eles juntaram a visão de um médico, um engenheiro e uma artista para criar um ser humano altamente resistente a impactos automobilísticos.
Dentre várias funcionalidades, você pode interagir com uma animação em 360º e ver ele sofrendo os piores acidentes, ou ver os vídeos prontos que mostram sua anatomia em detalhes.
Legal, não é? Uma maneira inteligente de tocar o mundo.
E ainda maior foi a Fearless Girl, que obteve mais de 4,6 bilhões de impressões no Twitter e 745 milhões de impressões no Instagram. Com apenas uma estátua.
Com uma abordagem contundente e atual, a pequena estátua de 1,27m é uma inteligente ação de Marketing de uma corretora de valores de Wall Street.
Ela foi colocada em frente ao icônico Touro de Wall Street, desafiando o icônico símbolo masculino, que emana a agressividade do mercado financeiro.
No coração do capitalismo, uma pequena garota enfrenta um touro: a obra serve para valorizar as mulheres no mercado de trabalho, e foi uma homenagem feita no Dia Internacional das Mulheres.
A ideia é turbinar a campanha que pretende melhorar a igualdade dos gêneros no mercado de trabalho.
O que esses dois cases tem em comum?
Eles não perderam sua essência, o objetivo para o qual foram criados, e trazem algo de bom para as pessoas.
Muitas empresas, pessoas ao passar do tempo e com a vinda do sucesso, acabam se desviando de seu objetivo principal, pelo qual foram criados e perdem força.
A pergunta que fica no ar é: