Sócrates, o Marketeiro: como um pouco de Filosofia pode mudar o marketing da sua empresa!
Acredite, vamos falar de marketing!
Mais especificamente: sobre como convencer alguém a concordar com você, fazendo com que ele ache que a ideia foi dele.
Todos nós já devemos ter passado por uma daquelas situações chatas, onde uma discussão acalorada acabou acontecendo, na qual uma pessoa tenta convencer a outra da sua ideia.
Ambas acreditam piamente que estão certas, e tecem argumentos para tentar fazer a outra pessoa ver que está errada.
Sabe porque isso nunca funciona?
Porque nós não somos movidos pela razão, somos movidos pela emoção.
E não é nada agradável o sentimento de ser derrotado, mesmo que seja no campo das ideias.
Então, quando queremos dividir com alguém um ponto de vista que seja diferente do ponto de vista desta pessoa, precisamos tomar muito cuidado para não ofender.
Quando dizemos que ela está errada, estamos dizendo que a visão dela não presta; ora, como podemos saber disso, se não vemos as coisas como ela vê?
E, se fizermos o contrário?
Guiarmos a pessoa através do caminho que levamos para obter o nosso ponto de vista, de maneira que ela mesma chegue às conclusões que queremos que concorde, certamente teremos mais sucesso.
Não é?
Duas lições importantíssimas de Dale Carnegie são:
- Faça perguntas ao invés de dar ordens diretas
- Permita que a pessoa salve o seu próprio prestígio
Resumindo: ao invés de AFIRMAR que você está certo, porque não fazer as perguntas corretas para que seu “opositor” pense sobre o que está falando?
Assim, ele sai da posição defensiva e do “piloto automático” e não deixe a necessidade emocional de prevalecer nublar seu julgamento, permitindo que ele mesmo chegue às conclusões que queremos.
Basicamente, uma partida de xadrez retórico…
Esta técnica não é nova, Dale apenas atualizou-a. Sócrates já ensinava assim!
É uma tal de Maiêutica:
Sócrates acreditava que a verdade está latente em todo e cada ser humano.
Que todos tem o potencial de compreender qualquer coisa, desde que a verdade possa aflorar aos poucos, na medida em que a pessoa responde a uma série de perguntas simples porém calculadas para guiar o raciocínio.
Maiêutica significa dar à luz, parir, ou seja: nós damos a cada um o poder de conceber as suas próprias ideias e conclusões.
Esta é a melhor maneira de fazer com que as pessoas pensem como nós pensamos!
Afinal, o que é mais prazeroso: descobrir algo, ou ser convencido de algo? Eu fico com a primeira!
E é desta maneira que devemos abordar a comunicação do seu estabelecimento (achou que o texto seria filosofia pura, é?).
Ao invés de tentar convencer seus clientes que você é a escolha certa, vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que ele perceba isto por si próprio.
Assim, o tempo da jornada de compra diminui, seu setor comercial terá um aproveitamento cada vez melhor, e seu faturamento irá aumentar conforme a assertividade da sua comunicação.