Mesmo em um mundo virtual, as pessoas querem atendimento imediato e personalizado. Descubra como usar os chats e chatbots para conquistar o consumidor.

 

Sites de e-commerce, vendas pelas redes sociais, aplicativos comerciais — hoje em dia, o que não faltam são ferramentas digitais para fazer o consumidor entrar em contato com uma empresa e adquirir seus produtos. Porém, mesmo quem está acostumado a solucionar todos os seus problemas pela tela do smartphone ou do computador pode precisar de uma mãozinha (ou um belo empurrão) na hora da compra. É justamente esse o papel do chat online e nas redes sociais.

 

Usando chat no notebook e smartphone

Os chats são essenciais para a interação com o usuário no desktop e no mobile.

 

Se você ainda está em dúvida e não sabe se essas ferramentas são realmente indispensáveis para a sua empresa, não deixe de conferir este post. Vamos mostrar como elas são aliadas fundamentais para encantar seus clientes e, principalmente, para não perder vendas. Preparado? Vamos lá!

O chat no site é essencial para o consumidor 3.0

Em primeiro lugar, é preciso deixar um ponto muito claro: qualquer empresa que queira sobreviver no mercado precisa ficar atenta às demandas dos consumidores. Se o foco de suas ações não estiver em sua persona, outros concorrentes conquistarão a preferência do cliente e sua empresa vai ficar para trás.

Para isso, é fundamental conhecer seu público-alvo. Atualmente, a maior parte dos segmentos trabalha com um grande grupo conhecido como o consumidor 3.0,  que também recebe o nome de consumidor omnichannel.

Esse consumidor tem várias características distintivas. Uma das mais importantes para nosso assunto neste artigo é sua necessidade de transitar livremente por vários canais de atendimento. Para esse grupo, não pode haver barreiras para a comunicação e a compra.

Vamos pensar em um exemplo: suponha que esse consumidor está olhando os produtos no site da loja ou mesmo navegando aleatoriamente nas redes sociais. Ele encontra uma mercadoria ou oferta de seu interesse, gosta das características e design do produto e sente desejo de comprar.

No entanto, existe um obstáculo. Pode ser que o consumidor tenha uma dúvida sobre o produto ou algum de seus componentes. Em outros casos, ele quer ter mais informações sobre as formas de pagamento ou o prazo de entrega. É possível que queira mais dados técnicos para saber se a mercadoria poderá realmente atender suas necessidades.

 

Chat no smartphone

Chat é um recurso poderoso para a interação no smartphone

 

Em um comércio tradicional — mesmo que virtual — esse consumidor não tem muitas opções. Ele pode encontrar um número telefônico (que provavelmente o fará esperar por minutos) ou se dirigir a uma loja física. Se o interesse acontecer fora do expediente, a demora é ainda maior.

O que acontece, cada vez com maior frequência, é que esse consumidor vai procurar outro fornecedor. Assim, a sua empresa pode perder a oportunidade de aproveitar o instante de decisão e o impulso de compra do consumidor e entregar o cliente de bandeja à concorrência.

Por isso, o chat é essencial. Ele muda completamente essa dinâmica de atendimento. Ele oferece uma alternativa instantânea ao consumidor, que é exatamente o que ele deseja e precisa no momento em que está considerando a aquisição.

Como o chat contribui para o sucesso de um negócio

Quer saber como o chat no site ou nas redes sociais ajuda a empresa a encantar o cliente e não perder mais vendas? Confira!

O chat atende instantaneamente a demanda do consumidor

Como já falamos no tópico anterior, o consumidor não precisa esperar para solucionar suas dúvidas ou resolver problemas. Além de fortalecer a decisão de compra e aumentar a possibilidade de conversão, o cliente tem uma percepção positiva de agilidade e bom atendimento pela empresa.

O chat permite atendimento personalizado

Quando a empresa utiliza um bom sistema, ele dá ao operador do chat uma série de informações a respeito daquela chamada específica. Então, o seu atendente já sabe o nome de quem está entrando em contato com a empresa e qual é sua página de origem.

Layout da ferramenta JivoChat

Layout da ferramenta JivoChat

Assim, ele pode se preparar para atender essa demanda com informações que permitirão um contato mais produtivo. Além de começar com uma saudação cordial e personalizada, ele se antecipa às necessidades do consumidor e pode prover uma resposta ágil, fazendo o cliente se sentir um rei!

O chat não deixa o cliente “no vácuo”

As pessoas detestam ficar esperando indefinidamente por atendimento. Por isso, uma das principais vantagens do chat é proporcionar uma interação mais rápida com o consumidor.

Vale a pena destacar que o chat permite que um atendente responda vários contatos ao mesmo tempo. Enquanto o consumidor digita sua resposta ou informação, o atendente pode interagir com outro chamado, o que reduz o tempo de espera.

Além disso, mesmo enquanto o consumidor está espera pelo atendimento, o sistema pode ser programado para fornecer  respostas automáticas. Uma frase de espera, pedido de informações preliminares e até mesmo a opção de deixar o telefone para a empresa entrar em contato fazem com que o cliente se sinta mais satisfeito.

O chat permite interação contínua

Sabe aquela história de que quem engora o boi é o olho do dono? Então, ela é muito verdadeira no mundo dos negócios! O chat permite que você interaja com seus clientes e proporcione as respostas que ele precisa, a qualquer momento.

Layout de conversas no smartphone

Conversas organizadas em um layout simples.

Para isso, você precisa contar com uma plataforma completa, que tenha recursos de acesso multidispositivos. No caso da JivoChat, por exemplo, o responsável por essa área pode ficar online grande parte do tempo.

Ele tem acesso ao chat não só pelo computador, mas também pelo celular e pelas redes sociais. O aplicativo para celular, disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS, permite que você atenda seus visitantes a partir de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento!

O chat favorece um bom relacionamento entre cliente e empresa

As interações entre o consumidor e o atendimento ficam registradas em uma pasta individual no CRM (Customer Relationship Manager). Desta forma, sempre que o cliente entra em contato, o operador pode acessar seu histórico, identificar necessidades e padrões para proporcionar a melhor solução.

Visão geral da ferramenta JivoChat

Visão geral da ferramenta JivoChat

Entendeu qual é a importância do chat no site e nas redes sociais? Viu como essa ferramenta é importante para não perder vendas e encantar seus clientes? Quer conhecer uma ferramenta que nós aqui da Ousar indicamos porque é segura, profissional, bacana e contém todos os recursos que você precisa?

Então, não perca tempo! Conheça agora mesmo o Jivo Chat e confira suas funcionalidades e vantagens. Nós recomendamos!

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