Não é você, nem seu produto: é a experiência!
A revolução dos Smartphones veio consolidar uma tendência que há alguns anos já começava a dar as caras: o empoderamento do consumidor, que agora tem um database infinito de informação ao alcance da mão.
Sejam bem vindos à Era da Assistência, onde o que move o marketing é a experiência do cliente, que está cada vez mais crítico e exige muito mais das suas marcas favoritas.
É ele quem dá as cartas, pesquisando e interagindo com outros usuários a respeito de qualquer assunto. Todo esse poder nas mãos o deixou mais curioso, mais exigente e (muito) mais impaciente.
Revolução dos Smartphones
Esse mês se completam onze anos desde o lançamento do primeiro Iphone. Nestes onze anos, os smartphones se tornaram protagonistas na vida das pessoas ao redor do mundo.
Em pouco tempo, ele se tornou o principal canal de acesso à internet, democratizando também o acesso à informação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil já ultrapassou a marca de um smartphone ativo por habitante.
A segunda década do século XXI é marcada pelo impacto social causado pelo aparelho na sociedade. Hoje todo o controle organizacional, financeiro, profissional e privado se concentra em um smartphone cada vez mais inteligente e integrado com a internet das coisas.
Alguns dos maiores eventos de tendências tecnológicas do planeta, como o SXSW, apontam que o próximo passo será o declínio das telas e a ascensão e onipresença das inteligências artificiais em nossas vidas, principalmente através da voz.
O X da Questão
Esse ano, tive a oportunidade de assistir uma palestra incrível ministrada pela diretora criativa do Google, a brasileiríssima Suzana Apelbaum.
Um dos pontos que mais chamou atenção na sua fala foi a facilidade que ela teve em sintetizar todo o novo comportamento coletivo em relação ao consumo de uma maneira bem simples – através do conceito de “era da assistência”.
Não vamos mais tolerar nenhum tipo de serviço que não traga uma boa experiência! Suzana Apelbaum
Com a internet, o consumidor aprendeu a se armar contra o serviço mediano. Reviews e fichas técnicas de produtos, artigos comparado custo-benefícios e vídeos com pessoas comuns dando opiniões sobre marcas, empresas, produtos…
Com o aumento do poder de influência do consumidor, aumenta a expectativa de ser auxiliado e essa expectativa está criando um novo e frutífero mercado. A assistência é o novo campo de batalha no qual as marcas lutam pela fidelidade do público.
Propaganda que Interrompe, Propaganda que Ajuda
Sabemos que a internet desconstruiu a forma como que as pessoas interagem com a propaganda. Essa é uma revolução que a maior parte do mercado sequer imaginou possível e agora precisa correr atrás do tempo perdido.
O consumidor agora espera um comprometimento verdadeiro. Não há espaço para a propaganda que interrompe, ela precisa fazer sentido, precisa ter valor para a vida do consumidor.
É o que sintetiza o título do livro escrito pelo fundador da Rock Content, Vitor Peçanha: “Obrigado Pelo Marketing”
Na era da assistência, as marcas têm acesso ao que há de mais inovador para transformar a experiência com os seus consumidores em algo significativo.
Existem meios poderosos de se criar laços fortes com a sua audiência, como é o caso do Youtube, a ferramenta certa para se comunicar com a geração tutorial e os assistentes por voz, com suas I.A.s cada vez mais sofisticadas.
Experiência é a palavra da vez. O que a sua marca está fazendo para impressionar essa nova e exigente audiência?