Será que você sabe o que está por trás da decisão de seus clientes quando eles optam por adquirir seus produtos ou contratar seus serviços?

Como funciona o processo de decisão da compra?

Qual o valor do seu produto, e o que realmente te proporciona o “sim”?

Não estou falando apenas da famosa Jornada de Compras, figura carimbada do Inbound Marketing.

Trato aqui de algo mais profundo: qual é o valor intrínseco da sua Marca?  Qual é o desejo que sua marca desencadeia?

E, especificamente: como você vai ajudar o seu cliente a se tornar uma versão melhorada de si mesmo?

 Se não consegui ser claro, vou usar uma imagem:

Quer ter uma Love Mark? Então entenda: sua empresa não vende produtos e nem serviços. Ela vende esperança!

Quando uma pessoa decide comprar ou contratar, ela está investindo em algo que vai lhe proporcionar alguma solução, aconchego, prazer, proteção, diversão, conforto… ou o que mais se faça necessário para alcançar seus objetivos.

Ela não está investindo no produto. Ela está investindo em si mesma, e acredita que a sua Marca lhe dará condições para ser uma pessoa melhor.a

Quer exemplos?

  • Nike: Just do it. Seja um herói!
  • Apple: Think Different: se destaque! Seja diferente, seja único.
  • L’Oreal: Porque você vale muito.

São três gigantes de segmentos distintos (calçados, gadgets e cosméticos) que não direcionam o marketing para os produtos, mas para o cliente, e como ele pode ser uma pessoa melhor quando optarem por seus produtos.

E a consequência desta compreensão é que a nova tendência do Marketing 3.0 não é mais identificar quem fala com quem (b2b, b2c ou o novo h2h), mas sim compreender quanto valor a sua marca gera.

Pense comigo: neste mundo globalizado, será que é viável competir por preço e qualidade?

Com tanta tecnologia à disposição, será que vale a pena entrar nessa briga?

Devemos é abraçar a revolução digital e utilizar da tecnologia

para auxiliar o seu público alvo a resolver suas dores e problemas antes mesmo de te procurar!

Se você atingir este objetivo, o resto será detalhe: preço, variedade, e até mesmo qualidade.

Duvida?

Vejamos o exemplo da Apple.

Ela tem um dos mais caros produtos do segmento e mesmo assim, milhares de pessoas fazem fila para comprar seus produtos.

Porque?

Porque ela resolveu uma necessidade dos clientes.

Ela atingiu o padrão de Love Mark, encantou e seduziu seus clientes não pela qualidade ou pelo preço, mas pelo valor agregado a eles.

Criou um ecossistema da Marca!

As pessoas não compram o novo iPhone porque ele tem um hardware superior.

Mas sim porque sabem que ele se integrará automaticamente e terá uma ótima sinergia com o seu MacBook, com seu iPad e com tudo que for lançado posteriormente.

Tudo se encaixa.

Eles estão apaixonados por um ecossistema crescente de serviços e softwares que permitem que eles façam cada vez mais através dos produtos da Apple!

E, investindo na Apple, estarão investindo na possibilidade de elas mesmas fazerem cada vez mais, através das funcionalidades dos seus Apples.

Qual é o ecossistema que a sua Marca vai criar?

Como os seus consumidores criarão uma comunidade?

E, o mais importante: qual problema a sua marca vai resolver?

O seu público está conseguindo ver porquê ele se tornará uma pessoa melhor ao investir na sua Marca?

Este deve ser o objetivo principal da sua comunicação!

One Comment

  • Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu
    Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo, adorei.

    obrigado pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

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