A logo é, na maioria das vezes, a primeira impressão que o seu potencial cliente terá de sua empresa.
Exigimos altos padrões no desenvolvimento de uma marca. Precisamos alcançar a simplicidade, porém, ainda assim, transmitir os valores e posicionamento da marca. Devemos ser atemporais e distintos, todavia, modernos e consistentes com as tendências do design gráfico contemporâneo.
Para ajuda-lo a entender um pouco melhor este mundo, a Logaster criou um infográfico detalhando as previsões para as tendências dos logotipos mais influentes de 2017.
FLAT DESIGN
Nesta categoria, dispensamos texturas, sombras e degrades. O Flat se baseia em representações visuais minimalistas e bem organizadas. Apesar de simples, esbanja eficiência e modernidade.
HANDMADE (DESENHO MANUAL)
Atemporais. Com esta técnica, conseguimos produzir uma ampla gama de efeitos, que incluem vintage, grunge e imagens para crianças.
DEGRADE
Para empresas que buscam um maior volume em seus desenhos. Atualmente, a tendência do degrade é usar tons de muted colors, bem como, cores flat e de material design.
MINIMALISMO
Formas limpas, cores mínimas e foco inteligente permitem a criação de um logo atual e eficiente, que pode ser usado em diversos meios. Em 2016, diversas empresas optaram pela categoria e removeram boa parte dos efeitos e detalhes de suas logos, tornando-as mais modernas e “limpas”.
LETTERSTACKING
Recomendamos esta técnica para representar um texto longo da forma mais concisa possível, mantendo-se leais as principais regras do desenvolvimento de marcas.
LOGO EM TEXTO
Outra forte tendência para 2017, são as logos em texto. Modernas e de fácil entendimento, costumamos usar efeitos como estilização, aumentar/diminuir a saliência e combinar diferentes famílias de fontes.
LETTERING
Técnica bem conhecida e antiga. Continua sendo eficiente para alguns nichos de empresa e negócios que buscam por uma rápida leitura de suas marcas.
ARTE EM LINHA
A arte em linha usa uma linha sólida de cor para alcançar o melhor equilíbrio entre a imagem e o texto.
LOGO EM PRETO E BRANCO
O uso da paleta de cores é uma técnica bastante clássica, porém, atualmente, muitos designers optam e obtém sucesso na criação de marcas utilizando apenas o preto e branco.
DEGRADES POR SOBREPOSIÇÃO
Esta técnica era bastante comum e popular em logos relacionada a animais. Agora, está sendo adotada por diversas empresas ao redor do mundo, como por exemplo, a MasterCard.
FORMAS GEOMÉTRICAS
Os padrões geométricos simplificados continuam sendo uma forte tendência para 2017. Transpiram elegância e seriedade em suas formas bem definidas.
TEXTO COM MOLDURA
Categoria bastante eficaz para quem busca focar a atenção do seu cliente no nome ou na mensagem da empresa. Forma certeira de criar uma logo que repasse uma mensagem rápida e um bom design.
ESPAÇO NEGATIVO
Esta tendência está longe do fim. Ao esculpir imagens usando o espaço negativo, conseguimos criar verdadeiras obras de arte.
CINÉTICOS
Uma tendência extremamente inovadora, são logotipos cinéticos. Marcas assim, são tão dinâmicas que mudam a vontade sem perder a sua identidade. Um exemplo, é a logo da Ousar, que pode ser aplicada em qualquer tonalidade, fundo ou forma geométrica. Ao contrário da crença popular, logotipos cinéticos não violam as normas de um bom design, por mais que eles mudem, eles têm um padrão o qual os torna inconfundíveis – o que garante a pregnância da marca, e ainda, amplia quase que infinitamente as possibilidades de aplicação.
Estas são algumas previsões e tendências para o desenvolvimento de novas marcas em 2016/2017. Porém, buscamos sempre a inovação e evolução em nossos trabalhos.
Para nós, surpreender positivamente é a melhor das tendências.