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O Google sabe que nem sempre estamos procurando aquilo que dizemos estar procurando.

Seu foco é reconhecer padrões e hábitos coletivos e individuais, de maneira a personalizar cada vez mais a nossa experiência com a ferramenta.

E isso é algo incrível, pois o ser humano é um poço de complexidade!

Por mais que nós achamos que somos seres racionais, a verdade é que nossas decisões são muito mais subconscientes do que conscientes.

A razão, geralmente, vem depois: para justificar as nossas escolhas.

Não para guiá-las, como acreditamos por muito tempo.

Quem expõe esta questão com maestria é o Charles Duhigg (repórter do New York Times que ganhou o prêmio Pulitzer de Reportagem Explicativa) no livro O Poder do Hábito.

Numa narrativa envolvente e com uma extensa bibliografia, Duhigg explica como os hábitos comandam nossas vidas sem que tenhamos consciência disto, explicando através de exemplos pessoais, sociais e patológicos.

Claro que existe uma razão para tudo isto: nosso cérebro elege alguns comportamentos repetitivos, e liga o “piloto automático”.

Ele quer poupar energia,a que será canalizada à nossa eterna necessidade de inovação, desde a invenção da roda até a internet.

“Um cérebro eficiente também nos permite parar de pensar constantemente em comportamentos básicos, tais como andar e escolher o que comer, de modo que podemos dedicar energia mental para inventar lanças, sistemas de irrigação e, por fim, aviões e video games. (Citações do livro O poder do hábito -Charles Duhigg, Pg 43)”

 

 

Mas o que isto tem a ver com você, o seu empreendimento e a maneira de divulgar seus serviços e produtos pela internet?

Esta, talvez, seja a pergunta de um milhão de dólares (ou, pelo menos, a pergunta que pode lhe dar ferramentas para combater as dificuldades que enfrentamos no mercado atual).

Os métodos de busca na internet utilizam de complexos algoritmos de inteligência artificial chamados SEO (Search Engine Optimization) cujo foco principal é que você encontre o que você procura, cada vez mais rápido.

Todos os esforços do Google, por exemplo, são direcionados a uma política simples:  satisfazer seus usuários.

Como?

Trazendo os melhores resultados possíveis já nos primeiros links.

Quanto mais você confiar na ferramenta de buscas do Google, mais você irá utilizá-la.

É o exemplo perfeito de como uma boa prática trará excelentes resultados a longo prazo – ao invés de focar no maior lucro, eles focam no melhor serviço.

O Google está focado justamente no seu comportamento.

Ele sabe, talvez até melhor que você, que o que você quer.

Pois ele observa como nós reagimos aos resultados que eles nos trazem (nossos hábitos) enquanto nós achamos que escolhemos algo por alguma outra razão qualquer.

Acreditem: eles usam muito mais dados do que imaginamos para fazer o rankeamento das páginas.

Até o nosso processo de leitura mudou.

Ao invés de uma leitura imersiva, como era no tempo em que prevaleciam os livros, jornais e revistas, nosso padrão de leitura atual é muito mais parecido com um “scanner”.

Existe até uma técnica específica para escrever para a internet, chamada webwriting.

Assim, quanto mais bem estruturado um site – metadescrição, palavras chaves, organização dos tópicos, títulos e etc – melhor a indexação, pois queremos o máximo de resultados com o mínimo dos esforços.

Qualquer SEO que vale seu salário sabe que, quando você digita conteúdo na barra de pesquisas do Google, ele precisará de uma abordagem holística para compreender o que você realmente quer.

Uma abordagem mais… humana

Podem testar: se você digitar “como dar banho em gato” os resultados irão variar entre:

  • técnicas para dar banho no gato
  • dicas de como dar um banho mais tranquilo no seu no gato
  • quanto em quanto tempo você precisa dar banho no gato
  • como fazer seu gato gostar de tomar banho

Veja que você só perguntou como. Mas o Google, Oráculo dos Oráculos, te responde como, quando, porque, como fazer melhor e até como fazer seu gato gostar.

Impressionante, certo?

E este conhecimento é importantíssimo na hora de definir sua próxima estratégia de Marketing Digital!

Porque, não importa qual seja o seu público alvo, sempre terá uma pessoa por trás das decisões – e das ferramentas de busca.

Se o relacionamento das pessoas com a sua marca for cada vez mais personalizado, temos certeza que as chances de sucesso na hora de fazer negócio serão muito maiores.

Pois, por mais que tenhamos plena noção de que as relações comerciais são pautadas e vendas e resultados, queremos nos sentir importantes, e o encanto não pode ser quebrado.

Quando percebemos que o e-mail que recebemos foi enviado para milhares de pessoas, não há como deixar de se sentir “apenas mais um”.

Esse é, basicamente, o princípio do H2H.

Porque as linhas entre B2B e B2C estão cada vez mais tênues, e a comunicação, no final das contas, será sempre… de um Humano para outro Humano – H2H.

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