Ah, os millennials.

Que geração… diferente.

Em pouco tempo, foram capazes de causar grandes mudanças no mundo. Provavelmente, nenhuma geração influenciou tanto a sua antecessora.

Antes, as gerações tomavam posse à medida que as anteriores saíam de figura. Mas com os millennials, não. Impacientes por natureza, chegaram chegando. E chegaram pra ficar!

Ok, vamos combinar uma coisa: quando falo millennials, estou me referindo à todas as gerações a partir da Geração Y.

millennials em frente a computadores

Como se conectar com quem está a todo momento conectado?

Sucessão de Gerações

Antes de prosseguir, vamos fazer um breve escorço infográfico sobre a sucessão de gerações, conforme um aprofundado estudo em sociologia (popularmente conhecida por Wikipédia):

  1. Geração Perdida (1883 a 1900): marcados pela primeira guerra mundial e os Loucos Anos 20.

  2. Geração Grandiosa (1901 a 1924): Os veteranos da 2ª Guerra Mundial, que viram a grande depressão em sua juventude.

  3. Geração Silenciosa (1925 a 1945): Os mais jovens lutaram na 2ª Guerra. Os mais velhos na Guerra da Coreia. Graças a Deus, a última geração marcada por uma guerra…

  4. Baby Boomers (1946 a 1964): fruto de um período próspero após grandes guerras, ficaram marcados pela alta taxa de natalidade.

  5. Geração X (1965 a 1980): os últimos analógicos, que só viram a internet depois de adultos.

  6. Geração Y (1980 a 1995): os primeiros a abraçar a internet e chamar de sua, crescendo sob a sua influência inicial.

  7. Geração Z (1996 em diante): os filhos da internet. Não há consenso sobre o término desta geração.

Os millennials são a Geração Y, Z e todas as próximas, que aliás, podemos perceber que estão cada vez mais rápida: as mudanças entre uma geração e outra, que antes levavam mais de duas décadas, hoje são perceptíveis em poucos anos. Estima-se que, a partir de 2020, a cada três anos já temos uma nova geração bem definida.

Uma coisa é certa: a partir da Geração Y, muitos valores começaram a serem revistos: o machismo, o conservadorismo religioso… a liberdade sexual se tornou uma questão de dignidade e não um privilégio de poucos, e, principalmente, a globalização.

millennial fotografando

Millennials: é fisgar ou soltar

Hoje, vemos crianças que praticamente nascem sabendo manusear tablets e smartphones, que nunca escutaram o saudoso barulho da 56k conectando, ou tiveram que resumir a mensagem para caber em apenas um torpedo de SMS. Orkut, então, é coisa de matusalém.

Com Facebook, Whatsapp, Instagram, Google e Youtube, estas novas gerações são excelentes detectores de bullshit. Papai Noel, Coelhinho da Páscoa estão com os dias contados e a Cegonha já foi desta para a melhor há muito tempo.

É impossível competir com eles quando o quesito é informação ou tecnologia. E, se não podemos vencê-los… vamos nos unir a eles.

Isto já está acontecendo: tem muito pai que nunca imaginou que ia pedir a ajuda do filho pra comprar uma TV, mas que se rende às promoções da internet.

Por sua aptidão natural para tecnologia, pouca coisa passa despercebida por eles. E pouca coisa irrita mais do que… interrupção. Até a geração Y, crescemos acostumados a esperar pelas coisas: cartas, pesquisas na biblioteca, comerciais de televisão com até 3 minutos… hoje os 5 segundos do Youtube já são uma tortura.

E sabe qual é a importância deles?

Millennials até 2020 - 35% da força de trabalho

Millennials até 2020

 

Millennials até 2025 75% da força de trabalho

Millennials até 2025

 

Por isso, precisamos ficar atentos a seus costumes e suas exigências, pois dependemos deles para nos mantermos no mercado. Então, prepare-se: só a verdade os agradará. Cada vez mais, o marketing perde a função de convencer e adota a função de servir.

E assim, entramos na era do Marketing de Assistência, pois para nos conectarmos com quem já nasceu conectado, devemos causar uma reação diferente de “um &%$#@ de comercial da *&%$, de novo??”

A partir de agora, você tem duas opções: fisgar ou deixar seguir. E você tem apenas 6 segundos. Até a FOX já entendeu isso e está com comerciais de TV seguindo esta nova regra de ouro.

E você, o que está esperando?

Adapte-se.

Ou sofra as consequências.

Se precisar de ajuda, já sabe onde encontrar. Estamos aqui.

Deixe um comentário

Agência Ousar

Atentos às mais modernas práticas de gerenciamento de projetos, dividimos cada setor em núcleos altamente especializados para conferir agilidade, independência e potencializar os resultados.

Acompanhamos, identificamos e reagimos em tempo real aos fatores de disrupção tecnológica e social que afetam organizações mundo a fora.

Conheça a OUSAR