Como uma das maiores empresas do Brasil alinhou sua comunicação e posicionamento dentro de um propósito primordial: a segurança do trabalhador.

 

A CSM é um dos maiores players nacionais no seu segmento. Começou produzindo betoneiras, no ano de 1979 e atualmente destaca-se na produção de máquinas e equipamentos para construção civil, movimentação de materiais e usinas de geração de energia.

É conhecida pela qualidade dos produtos e serviços, tendo como prioridade a segurança não só dos seus colaboradores, mas de todos os trabalhadores da Construção Civil

A CSM atuou em grandes obras, como na construção de estádios de Futebol, Linha Amarela do Metrô de São Paulo, a ponte sobre o Rio Negro, revitalização do Porto Maravilha no Rio, Rodoanel e o “tatuzão”, além de fôrmas para moldagem de bases de torre de energia eólica em concreto, de norte a sul do país.

Sempre atuou com diligência e profissionalismo, gerando e distribuindo riqueza, sempre preocupada em crescer de maneira sustentável.

Para manter seu foco no crescimento responsável e se atualizar sua posição frente as tendências do novo mercado, iniciamos com a CSM um trabalho pautado em duas frentes:

  • Gênesis: para alinhar Branding e Posicionamento da CSM Matriz, com foco em fixação da Marca e diferenciação no mercado de Betoneiras, Máquinas e Equipamentos para a Construção Civil em geral.  
  • EVO: consultoria e treinamento comercial focado em obter receita previsível e crescimento escalável através de um mix de estratégias de prospecção ativa, marketing digital, pós-venda e inside sales.

Ambos os serviços se tornaram verdadeiros cases de sucesso.

GÊNESIS

 

Um dos maiores ruídos identificados na comunicação da CSM foi o gap entre a IDENTIDADE da marca e a sua IMAGEM.

A IDENTIDADE de uma marca são as suas características intrínsecas: os valores, a qualidade dos produtos e serviços, a preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho e a formação de seus colaboradores, enfim, tudo que envolve o universo interno da marca.

Esta identidade é manifestada a cada ponto de contato, de maneira planejada ou não, através de estímulos visuais, sonoros, verbais ou até sensoriais e é por meio dela que o público vai formando sua percepção da marca.

Este conjunto de percepções é a IMAGEM, que é a representação da identidade da empresa na mente do consumidor. E é através da imagem que o público final percebe (ou não) o valor de uma marca.

No caso da CSM, ela tinha uma identidade exemplar: eleita 12x a melhor Betoneira do Brasil, com tecnologia de ponta e respeito à todas as normas de segurança, desde o colaborador até o usuário final. Aliás, o ramo da Construção Civil é um dos segmentos econômicos mais perigosos do mundo e a segurança é um fator determinante para uma atividade sustentável.

Por conta da crise econômica, o mercado passou a prestar atenção demasiada no preço e a esquecer da qualidade, mas pra CSM, isso não era uma opção! Após um cuidadoso estudo de mercado reuniões de briefing para a identificação dos diferenciais do produto e da marca, engendramos uma estratégia para aumentar a percepção de valor de seus produtos, e conscientizar o trabalhador de que o pouco que ele economiza na compra de uma máquina inferior, acaba gastando em manutenção ou até tendo prejuízo por ter ficado na mão.

Identificado o Arquétipo, utilizamos técnicas de Storytelling e Design para planejar uma comunicação com resultados a curto, médio e longo prazo, iniciando com campanha MELHOR DE VERDADE, aliando a MELHOR betoneira do Brasil, da MELHOR marca de Máquinas e Equipamentos da Construção Civil ao MELHOR motor WEG à imagem do MELHOR do Mundo:

Falcão, um parceiro de longa data e que conhece toda a qualidade da CSM e a sua preocupação em oferecer as melhores e mais seguras máquinas para a Construção Civil.

Além da Landing Page focada nos diferenciais da Betoneira, planejamos estratégias de vídeo, redes sociais, mídia impressa, totens e ….

O RESULTADO…

Com isso, adequamos a IMAGEM da CSM à sua IDENTIDADE, e posicionamos a marca no seu lugar de direito: no TOPO.

EVO:

 

A CSM enfrenta, como a grande maioria das empresas no Brasil, um mercado em recessão, alta carga tributária e custos elevados no setor comercial. Em especial no segmento de  movimentação de materiais e usinas de geração de energia, com grandes projetos a nível nacional

Precisava de uma solução que lhe trouxesse negócios a curto prazo, e que proporcionasse uma receita previsível, para enfrentar as dificuldades do mercado e ter uma atuação comercial escalável, entendendo o que funciona, o que não funciona e como fazer para ampliar os resultados com segurança.

Ao longo de 6 meses, implementamos o EVO reestruturando a equipe comercial, dividindo em funções.

Distribuímos cada cargo através de testes de personalidade, para posicionar cada colaborador numa atividade que se encaixasse ao perfil pessoal. Acreditamos que não existe a pessoa errada, mas sim o mau posicionamento de um colaborador dentro da organização.

Estabelecemos OKR’s (Objective Jey Results) e KPI’s (Key Performance Indicators) para acompanhar resultados em tempo real, gestão de tempo e produtividade através de controle de processos, identificamos e solucionamos problemas de precificação.

Finalmente, descobrimos o ICP (Ideal Customer Profile) e fomos à luta.

O RESULTADO…

120% de aumento nos negócios prospectados.

Mais que o DOBRO de orçamentos de clientes altamente qualificados, mantendo a taxa de conversão e trazendo um grande incremento no faturamento da empresa.

Bruno

Bruno

Redator e Estrategista Web na Agência Ousar.

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