Você sente que tem um concorrente em cada esquina?

Muitos empreendedores deixam de seguir seus sonhos por acreditar que o mercado está saturado.

Que não há espaço para novidades, e que será impossível se destacar.

Mas assim como cada pessoa é única, a sua empresa também é! E as chaves para o sucesso de um negócio dependem do seu posicionamento e dos pontos de diferenciação da sua marca.

Não de um mercado sem concorrência.

Três maneiras de como se destacar no mercado competitivo

Sejamos coerentes: é praticamente impossível que você não tenha um concorrente direto.

Ter um negócio inovador não vai espantar seus concorrentes. Cedo ou tarde, você terá competição, não importa quão inovador seja.

Sabendo disso, tudo o que você precisa fazer é arregaçar as mangas e trabalhar duro para se diferenciar!

O trabalho não é simples. Seus concorrentes podem ser maiores, ter mais tempo de mercado ou ter uma receita maior do que a sua.

Mesmo assim, é possível triunfar em mercados competitivos – e o sucesso está muito mais próximo da sua realidade do que você imagina.

 

#1. Branding e posicionamento

Muitos empreendedores de primeira viagem cometem o mesmo erro: pensar que precisam trilhar um caminho novo para serem bem-sucedidos.

Mas existem outras maneiras.

O Branding, por exemplo, deve ser o primeiro passo para as empresas que buscam crescer de forma saudável e sustentável.

Desenvolvido da forma correta, o Branding lhe dará uma ampla visão de mercado. Ele te auxiliará a entender a sua concorrência e a atingir o seu público-alvo com assertividade, e definirá um propósito maior para sua marca.

Pioneirismo é muito bom, não me leve a mal. Mas uma empresa não precisa ser revolucionária para fazer sucesso.

Ao invés de lutar para conseguir uma nova ideia, dê uma bela olhada em seu mercado e encontre um vazio a ser preenchido. 

Firme os seus pontos de diferenciação nestes vazios e deixe-os explícitos para os seus clientes. Descubra a melhor maneira para atender essa necessidade, e domine este nicho.

A Starbucks não foi a primeira empresa a vender café, mas eles reinventaram todo o conceito proporcionando uma experiência incrível para seus clientes.

E mesmo com mais de 17 mil lojas da Starbucks em todo mundo, outros cafés continuam sobrevivendo – e alguns deles vão muito bem, obrigado.

Em muitas cidades minadas de Starbucks por todos os lados, alguns cafés locais estão tendo sucesso, oferecendo mais do que uma xícara de café e um local para se sentar. 

Esses negócios estão focando em outros benefícios, como conectividade, segurança e conforto. E, por isso, encontram pessoas que querem desfrutar desses atributos. Essas empresas estão fugindo da saturação do mercado.

Seu produto pode ser semelhante em muitos aspectos ao dos seus concorrentes. Mas certamente terá também um bom número de diferenciais, seja no serviço, no atendimento ou outro aspecto que faça seus clientes investirem em você, na sua ideia, na sua visão de mundo.

São estes diferenciais que devem servir como ponto de apoio da sua comunicação!

Você deve ser grandioso e estabelecer os fundamentos do seu negócio com firmeza e, em seguida, investir toda a sua energia e concentração em ser excepcionalmente bom no que te diferencia da concorrência.

Fazendo isso, seu estabelecimento se destacará em qualquer mercado, não importa quão saturado esteja.

Lembre-se: mesmo com dezenas de milhares de Starbucks, cafés locais conseguiram sobreviver e prosperar. Porque seria diferente para você?

#2. Crie uma cultura

 

Uma empresa que investe em cultura e adota novos valores consegue estreitar o relacionamento com a sua audiência e manter uma comunicação engajada e participativa, mesmo após o ato da compra.

Aliás, o pior erro que você pode cometer é deixar o cliente de lado depois que ele comprar!

A sua empresa deve se esforçar ao máximo para manter o encanto em todas as etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento de um grande pedido.

E isso só vai acontecer se você tiver uma cultura forte e bem disseminada entre todos os seus colaboradores!

Quer ver um exemplo?

Quando o treinador Chris Stevenson quis abrir um centro fitness no sul da Califórnia, muitos questionaram a sua decisão.

Lá estava ele, no ápice da recessão, empreendendo em uma área saturada, com várias academias de luxo e duas grandes academias competindo pelos mesmos clientes, dos mesmos bairros.

Mas a Stevenson Fitness surpreendeu a todos e conseguiu prosperar entre as gigantes, que contavam com muito mais recursos e um orçamento praticamente ilimitado para o seu marketing, em comparação ao seu.

Sabe porque?

Porque Stevenson focou na experiência dos seus clientes.

Seu grande diferencial foi criar uma cultura diferente da que os alunos encontravam nas outras academias.

Todos eram aceitos e muito bem tratados, não importa qual era o seu corpo ou seu peso, criando um ambiente amigável, sem intimidação e nem pretensão.

O que define a Stevenson Fitness é a personalidade amigável e acessível de toda a equipe. Sua empresa continua a crescer porque os clientes amam a experiência que Chris proporciona a eles. 

Uma conversa franca e atenciosa pode ser a melhor maneira de se destacar em um mercado altamente competitivo e de começar a entender as necessidades do cliente.

E, principalmente, faturar mais atendendo estas necessidades e cativando cada vez mais seguidores.

#3. Não brigue pelo preço, crie valor

Clientes cada vez mais exigentes e concorrência acirrada. Estas são as duas maiores dificuldades que encontramos no mercado hoje em dia. E o que fazer para que minha empresa venda mais sem entrar na improdutiva briga por preço?

Ter um preço competitivo é de suma importância, mas isso não quer dizer que os seus preços precisam ser menores do que os dos seus concorrentes. Você deve agregar valor aos seus produtos, e aumentar a percepção do valor que o seu cliente tem em relação ao seu negócio. 

Inclusive, se você fizer tudo direitinho, poderá cobrar mais caro do que a concorrência sem perder clientes!

Como fazer  para que seu cliente perceba o seu valor e compre com você, é o “X” da questão.

Preste muita atenção, pois vamos te contar agora como fazer isso, através de um exemplo: a Pizzaria do Cláudio.

Ao ligar para a pizzaria do Cláudio, a atendente te chama pelo nome. Isso é possível devido a um sistema de CRM que o Cláudio possui.

Você resolve pedir a pizza de calabresa pela primeira vez. Perguntam se você gosta mais da calabresa tradicional ou da picante, se prefere mais na borda ou no centro e terminam o atendimento dizendo que o objetivo deles é personalizar a pizza ao seu gosto.

O prazo de entrega informado é de 30 minutos, porém sua campainha toca em 20 minutos, e para sua alegria é da pizzaria do Cláudio. Você se senta à mesa com sua família e degusta a pizza, feita do jeitinho que você e sua família adoram.

Passados 60 minutos seu telefone toca. É a da pizzaria do Cláudio! A atendente pergunta se a pizza estava saborosa, se chegou quente, se a calabresa estava distribuída corretamente, e se você tinha alguma observação que pudesse melhorar o serviço.

Nesse momento você não se aguenta e pergunta:

– Por que tudo isso? É apenas uma pizza…

A resposta:

– Acreditamos que o que oferecemos aos nossos clientes não são apenas pizzas. São experiências! As pizzas servem para viabilizar o nosso objetivo: oferecer uma experiência única e diferenciada aos que nos confiam o desejo de se reunir com suas famílias e amigos ao redor da mesa, e saborear um momento único. Sabemos que estas ocasiões estão cada vez mais raras e, por isso, devem ser perfeitas.

Te pergunto:

Essa “pizza” tem preço?

Quando você quiser pedir outra pizza, será que vai lembrar da Pizzaria do Cláudio?

Quantas pizzarias você conhece iguais à do Cláudio?

Teria coragem de pedir desconto?

E se você soubesse de uma pizzaria mais barata, você trocaria este ótimo atendimento para economizar alguns reais?

Você deve parar de brigar por preço AGORA  e focar no único aspecto que realmente importa: gerar valor para o seu cliente e ser o MELHOR no que você faz.

As pessoas podem copiar o que você vende, mas jamais podem copiar o jeito que você atende! 

Sua empresa deve oferecer EXPERIÊNCIAS para o cliente. Não um atendimento robotizado e com respostas pré-programadas… Pare de negligenciar isso.

Seu sucesso depende de uma mudança de postura. Lembre-se que, no final das contas, qualquer relação comercial será constituída por um ser humano atendendo outro ser humano.

Isso o tornará inesquecível.

O lado bom de estar num mercado altamente competitivo

Um mercado com muita concorrência tem um forte indicativo de que existe demanda de clientes, e quem sabe, lucratividade.

Se o seu foco for encontrar um diferencial perante a concorrência, você vai conseguir espaço e clientes mesmo que você seja mais jovem, menor e menos experiente. Nada disso afastará clientes, desde que o seu atendimento seja excelente.

Se você ainda pensa em começar um negócio, não desanime se outras empresas já estiverem oferecendo um serviço semelhante ao seu. Você tem todas as ferramentas necessárias para se destacar, não deixe que os outros fique em seu caminho.

Seguindo as nossas dicas, você conseguirá prosperar em qualquer mercado e deixar a concorrência para trás!

 

 

Gabriel Milbratz
Head of Digital/ Branding

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